Educação, masculinidades e violências na universidade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No âmbito dum projeto sobre violência na UNAM, este trabalho recupera alguns dos indícios da investigação feminista —a noção de continuidade, a validade das estruturas sexistas e das práticas de assédio— para abordar o ponto de vista das masculinidades críticas. Sob essa confluência, é feita uma revisão do aspectos mais relevantes de três correntes teóricas: a masculinidade hegemônica, as teorias dos atos de masculinidade (manhood acts) e o apoio de pares masculinos (male-peer support). Com isso, delineia-se a proposta dum modelo triplo —em termos de ideais, estratégias e alianças— de educação nas masculinidades e contra a violência. O trabalho crítico conduz a uma revisão das “masculinidades múltiplas” face às propostas recentes que questionam a dicotomia toxicidade/positividade, onde se destaca a opção do hibridismo. Concluo com um esboço do modelo triplo baseado em duas estratégias, nomeação e autorreflexão.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta es una publicación bajo la licencia Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivatives 4.0 International (CC BY-NC- ND 4.0). Para mayor información sobre el uso no comercial de los contenidos que aquí aparecen, favor de consultar http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Referências
Bonino, Luis. (2002). Masculinidad hegemónica e identidad masculina [versión en línea]. Dossiers Feministes, 6, 7-35.
Bonino, Luis. (2014). Los micromachismos. Revista Las Cibeles, 2, 1-5.
Bridges, Tristan y Pascoe, C.J. (2014). Hybrid Masculinities: New Directions in the Sociology of Men and Masculinities [versión en línea]. Sociology Compass, 8(3), 246–258.
Buquet, Ana, Cooper, Jennifer, Mingo, Araceli y Moreno, Hortensia. (2013). Intrusas en la universidad. Ciudad de México: IISUE/PUEG-UNAM.
Castro, Roberto. (2018). Violencia de género. En Hortensia Moreno y Eva Alcántara (coords.). Conceptos clave en los estudios de género, vol. 1 (pp. 339-354). Ciudad de México: CIEG-UNAM.
Cerva, Daniela. (2018). Masculinidades y educación superior: la politización del género. El Cotidiano, 212 (34), 35-45.
Chesney-Lind, Meda. (2006). Patriarchy, Crime, Justice: Feminist Criminology in an Era of Backlash [versión en línea]. Feminist Criminology, 1(1), 6-26.
Connell, Raewyn. (2009). La organización social de la masculinidad. Biblioteca virtual de ciencias sociales, 1-25. Recuperado el 23 de enero de 2021 de http://www.pasa.cl/wp-content/uploads/2011/08/La_Organizacion_Social_de_la_Masculinidad_Connel_Robert.pdf
Connell, Raewyn y Messerschmidt, James. (2005). Hegemonic Masculinity: Rethinking the Concept. Gender and Society, 19 (6), 829-859.
DeKeseredy, Walter. (1990). Male peer support and woman abuse: The current state of knowledge [versión en línea]. Sociological Focus, 23, 29-139.
Gámez, Alba y Pérez, Lorena (coords.). (2018). Violencia y género en la Universidad. Una mirada desde la Universidad Autónoma de Baja California Sur. La Paz: UABC.
Gil Calvo, Enrique. (2006). Máscaras masculinas: Héroes, patriarcas y monstruos. Barcelona: Anagrama.
Goffman, Erving. (1987). Gender Advertisements. Nueva York: Harper Torchbooks.
Haywood, Chris y Mac an Ghaill, Máirtín. (2013). Education and Masculinities. Social, Cultural and Global Transformations. Nueva York: Routledge.
Hearn, Jeff y Howson, Richard. (2019). The Institutionalization of (Critical) Studies on Men and Masculinities: Geopolitical Perspectives. En Lucas Gottzén, Ulf Mellströn y Tamara Shefer (comps.), The International Handbook of Masculinity Studies (pp. 19-30). Londres: Routledge.
Hernández, Claudia, Jiménez, Martha y Guadarrama, Eduardo. (2015). La percepción del hostigamiento y acoso sexual en mujeres estudiantes en dos instituciones de educación superior. Revista de la Educación Superior, 176 (4-XLIV), 63-82.
Herraiz, Fernando. (2008). Una reflexión sobre la masculinidad en la escuela. Una experiencia de aprendizaje de género y sexo. Aula de innovación educativa 177, 53-55.
Kenway, Jane y Fitzclarence, Lindsay. (1997). Masculinity, Violence and Schooling: Challenging ‘Poisonous Pedagogies’ [versión en línea]. Gender and Education, 9(1), 117-134.
Kessler, Sandra, Ashenden, Dean, Connell, Raewyn y Dowsett, Gary. (1985). Gender Relations in Secondary Schooling. Sociology of Education, 58(1), 34-48. Recuperado el 15 de noviembre de 2020 de https://www.jstor.org/stable/2112539 / https://doi.org/10.2307/2112539
Lombard, Nancy. (2018). Introduction to Gender and Violence. En Nancy Lombard (comp.). The Routledge Handboook of Gender and Violence (pp. 1-12). Nueva York: Routledge.
Martínez, Consuelo. (2020). Las instituciones de educación superior y el mandato de masculinidad [versión en línea]. Nómadas, 51, 117-133.
Mingo, Araceli. (2010). Ojos que no ven… Violencia escolar y género [versión en línea]. Perfiles Educativos, 130 (XXXII), 25-48.
Mingo, Araceli y Moreno, Hortensia. (2015). El ocioso intento de tapar el sol con un dedo: violencia de género en la universidad [versión en línea]. Perfiles Educativos, 148 (XXXII), 138-155.
Mingo, Araceli y Moreno, Hortensia. (2017). Sexismo en la universidad [versión en línea]. Estudios sociológicos, 35 (105), 571-595.
Morris, Edward y Ratajczak, Kathleen. (2019). Critical Masculinity Studies and Research on Violence Against Women: An Assessment of Past Scholarship and Future Directions [versión en línea]. Violence against Women, 25(16), 1980-2006.
O’Toole, Laura, Schiffman, Jessica y Edwards, Margie. (2007). Roots of Male Violence and Victimization of Women. En Laura O’Toole, Jessica Schiffman y Margie Edwards (comps.). Gender violence: Interdisciplinary perspectives (pp. 2-9). Nueva York: New York University Press.
Parga, Lucila y Verdejo, Rocío. (2018). Violencia/s de género en la universidad. Tejiendo experiencias. El cotidiano, 212, 97-106.
Redacción Malvestida. (2018). Diccionario feminista para principiantes, Malvestida. Recuperado el 20 de junio de 2021 de https://malvestida.com/2018/04/diccionario-feminista-principiantes/
Salinas, Jorge y Espinosa, Violeta. (2013). Prevalencia y percepción del acoso sexual de profesores hacia estudiantes de la Licenciatura en Psicología en la Facultad de Estudios Superiores Iztacala: un estudio exploratorio [versión en línea]. Revista Electrónica de Psicología Iztacala, 1(16), 125-147.
Scharagrodsky, Pablo y Narodowski, Mariano. (2005). Investigación educativa y masculinidades: más allá del feminismo, más acá de la testosterona [versión en línea]. Revista Colombiana de Educación, (49).
Schwalbe, Michael y Schrock, Douglas. (2009). Men, Masculinity and Manhood Acts [versión en línea]. Annual Review of Sociology, 35(1), 277-295.
Schwalbe, Michael. (2014). Manhood Acts: Gender and the Practices of Domination. Boulder: Paradigm.
Segato, Rita. (2018). Contra-pedagogías de la crueldad. Buenos Aires: Prometeo.
Tlalolin, Bertha. (2017). ¿Violencia o violencias en la universidad pública? Una perspectiva sistémica [versión en línea]. El Cotidiano, 206, pp. 39-50.
Unotv. (2020). Por “chistes machistas y misóginos” exhiben a profesor de la UNAM en video. Recuperado el 20 de junio de 2021 de https://www.unotv.com/nacional/profesor-de-la-unam-lanza-comentarios-machistas-es-exhibido-en-video/
Vázquez, Verónica y Castro, Roberto. (2009). Masculinidad hegemónica, violencia y consumo de alcohol en el medio universitario. Revista Mexicana de Investigación Educativa, 14(42), 701-719.
Vázquez, Verónica y Chávez, Ma. Eugenia. (2007). Masculinidad hegemónica en la Universidad Autónoma Chapingo. Un estudio de caso entre estudiantes [versión en línea]. Textual (Chapingo), 49, 41-66.
Waever-Hightower, Marcus. (2011). Masculinity and Education. En Nancy Lombard (comp.). The Routledge International Handbook of Critical Education (pp. 163-175). Londres-Nueva York: Routledge.
Waling, Andrea. (2019). Problematizing “Toxic” and “Healthy” Masculinity for Addressing Gender Inequalities [versión en línea]. Australian Feminist Studies, 34(101), 362-375.