Corpo-câmera-olho: presença e intersubjetividade no trabalho da artista Pola Weiss
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Dois trabalhos da artista mexicana Pola Weiss (1947-1990) nos levam a formas alternativas de conceituar a estética desde o corpo feminino/feminizado e desde a subversão das relações sujeito/objeto. O corpo-câmera-olho de Weiss se expande além da visualidade para interromper a hegemonia escópica e tentar revelar o que não é visto. As propostas estéticas de Weiss estão entrelaçadas com outros estudos de caso que, desde lugares muito distintos, colocaram o corpo, a sua materialidade e seus afetos como elementos centrais da experiência epistêmica e estética. O potencial do corpo histérico, a teoria estética de Lee e Anstruther-Thompson, ou o problema da tradução cultural do termo náhuatl ixiptlah, mostram outras maneiras de entender as imagens, outras lógicas capazes de reinventar as formas pelas quais olhamos e somos olhadas.
Palavras-chave: Performance; Empatia; Corpo; Teoria Feminista; Estética; Intersubjetividade
Detalhes do artigo
Esta es una publicación bajo la licencia Creative Commons Attribution-Non Commercial-No Derivatives 4.0 International (CC BY-NC- ND 4.0). Para mayor información sobre el uso no comercial de los contenidos que aquí aparecen, favor de consultar http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Referências
Aceves-Sepúlveda, Gabriela y Shamash, Sarah. (2016). Feminizing Oswald De Andrade’s Manifesto Antropófago and Vasconcelo’s Raza Cosmica: The Videos of Sonia Andrade and Pola Weiss. Media-N, Journal of the New Media Caucus. Special Edition Mestizo Technology: Art, Design, And Technoscience in Latin Americas 12 (1), 12-19.
Aceves-Sepúlveda, Gabriela. (2017). The Utopian Impulse in the Videos of Pola Weiss. En Kim Beauchesne y Alessandra Santos (comps.) Performing Utopias in Contemporary Americas (pp. 283-300). Nueva York: Palgrave Macmillan.
Barriendos, Joaquín. (2011). La colonialidad del ver. Hacia un nuevo diálogo visual interepistémico. Nómadas (Col), 35, 13-29.
Belausteguigoitia, Marisa (comp.). (2009). Güeras y prietas: género y raza en la construcción de mundos nuevos. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México, Programa Universitario de Estudios de Género.
Brecht, Bertold. (1974). Alienation Effects in Chinese Acting. En John Willett (comp.), Brecht on Theatre: The Development of Aesthetic. Londres: Methuen.
Carreón Blaine, Emilie. (2014). Un giro alrededor del ixiptla. En Linda Báez Rubí y Emilie Carreón Blaine (comps.), Los estatutos de la imagen, creación-manifestación-percepción (pp. 247-274). Ciudad de México: Instituto de Investigaciones Estéticas de la Universidad Nacional Autónoma de México.
Carson, Anne. (1995). Glass, Irony and God. Nueva York: New Directions Books.
Cixous, Hélène. (1995). La risa de la Medusa. Ensayos sobre la escritura. Barcelona: Anthropos.
Eder, Rita. (2010). El Cuerpo y el espejo: ansiedades en la autorrepresentación. En Puntos Ciegos, SITAC VIII (Memorias del Simposio Internacional de Teoría del Arte Contemporáneo) (pp. 52-64). Ciudad de México: Patronato de Arte Contemporáneo A.C. (PAC).
Evangelista, Stefano. (2006). Vernon Lee and the Gender of Aestheticism. En Patricia Pullhan y Catherine Maxwell (comps.) Vernon Lee: Decadence, Ethics, Aesthetics (pp. 91-111). Londres: Palgrave Mcmillan.
Fernández, Justino. (1959). Coatlicue. Estética del arte indígena antiguo. Ciudad de México: Instituto de Investigaciones Estéticas, Universidad Nacional Autónoma de México.
Fischer Lichte, Erika. (2011). Estética de lo performativo. Madrid: Abada Editores.
Gruzinski, Serge. (1990). La guerra de las imágenes: de Cristóbal Colón a “Blade Runner”. Ciudad de México: Fondo de Cultura Económica.
Hanrahan, Maireád. (1998). Cixous’s Portrait de Dora: The Play of Whose Voice. The Modern Language Review, 93, 48-58.
Haraway, Donna. (1995). Ciencia, cyborgs y mujeres: la reinvención de la naturaleza. Madrid: Cátedra.
Jones, Amelia. (2006). Self/Image: Technology, Representation, and the Contemporary Subject. Londres y Nueva York: Routledge.
Kunst, Bojana. (2009). The Voice of the Dancing Body. Frakcija, Performing Arts Journal, 51/ 52, 144-160.
Lacan, Jacques. (1977) Consideraciones sobre la histeria. Conferencia presentada en Bruselas. [Se puede obtener en https://www.dropbox.com/s/y6cp3ua0bfrx23m/Jacques%20Lacan%20-%20Consideraciones%20sobre%20la%20histeria.%2026.02.1977.pdf].
Lacan, Jacques. (2006). El Seminario, Libro 23, El sinthome. Buenos Aires: Paidós.
Lee, Vernon y Anstruther-Thomson, Clementine. (1912). Beauty and Ugliness and Other Studies in Psychological Aesthetics. Londres: John Lane, The Bodley Head. New York: John Lane Company.
López Austin, Alfredo. (1973). Hombre-Dios. Religión y política en el mundo náhuatl. Ciudad de México: Instituto de Investigaciones Antropológicas, Universidad Nacional Autónoma de México.
López Luján, Leonardo. (2011). El ídolo sin pies ni cabeza. La Coatlicue a fines del siglo XVIII. Estudios de Cultura Náhuatl 42, 203-232.
Magaloni Kerpel, Diana. (2014). Los colores del Nuevo Mundo. Artistas, materiales y la creación del Códice florentino. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México / Los Ángeles: Getty Research.
Markgraf, Carl. (1983). Vernon Lee: A Commentary and an Annotated Bibliography of Writings About Her. English Literature in Transition 1880-1920, 26, 4, 268-312.
Marks, Laura U. (2000). The Skin of the Film: Intercultural Cinema, Embodiment, and the Senses. Durham y Londres: Duke University Press.
Mayer, Mónica. (2009). Vídeo a la mexicana. De sexo(s), amor y humor. Contraseñas. Nuevas representaciones sobre la feminidad, 09. Vitoria: Centro Cultural Montehermoso. [Se puede obtener en https://montehermoso.net/docs/doc09.pdf].
McClintock, Anne. (1995). Imperial Leather. Race, Gender and Sexuality in the Colonial Contest. Nueva York: Routledge.
Miller, Jacques-Alain. (2010). Efecto retorno sobre la psicosis ordinaria. El Caldero de la Escuela, Nueva serie, 14.
Mulvey, Laura. (1988). Placer visual y cine narrativo. Valencia: Episteme.
Murillo Gallegos, Verónica. (2017). Ixiptla o imagen: un problema lingüístico y cultural en la evangelización novohispana. Revista Escritos BUAP, 2, 25-42.
Pola Weiss. La Tv te ve. (2014). Ciudad de México: Museo Universitario de Arte Contemporáneo (MUAC), Universidad Nacional Autónoma de México.
Psomiades, Kathy Alexis. (1999). Still Burning from This Strangling Embrace: Vernon Lee on Desire and Aesthetics. In Richard Dellamora (comp.), Victorian Sexual Dissidence (pp. 21-41). Chicago: University of Chicago Press.
Wolf, Eric R. (2011). Figurar el poder: ideologías de dominación y crisis. Ciudad de México: Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social.
Zamora Águila, Fernando. (2007). Filosofía de la imagen: lenguaje, imagen y representación. Ciudad de México: Universidad Nacional Autónoma de México.